Virtude e Terror de Maximilien Robespierre e Slavoj Žižek; Tradução: Miguel Freitas da Costa

NOVIDADE

SINOPSE

«Se a mola do governo popular na paz é a virtude, a mola do governo popular em revolução é ao mesmo tempo a virtude e o terror.»
Uma obra que reúne excertos de alguns dos discursos mais marcantes de Robespierre, figura controversa mas fundamental na evolução dos acontecimentos que se sucederam após a Revolução Francesa. Apologista de um rigor inaudito, a vontade de afirmar uma cesura radical com o passado está bem patente em Robespierre; essa cesura viria a culminar no Terror revolucionário.
Nas suas palavras: «Se a mola do governo popular na paz é a virtude, a mola do governo popular em revolução é ao mesmo tempo a virtude e o terror: a virtude, sem a qual o terror é funesto; o terror, sem o qual a virtude é impotente. O terror não é outra coisa senão a justiça pronta, severa, inflexível; é, portanto, uma emanação da virtude: é menos um princípio particular que uma consequência do princípio da democracia aplicado às mais prementes necessidades da Pátria.»
Este texto conta com uma extensa introdução de Slavoj Zizek que contextualiza o autor e as suas palavras na sua época fazendo a correspondência essencial para os nossos tempos.

ISBN: 9789899972155

Editor: BookBuilders

Idioma: Português

Dimensões: 136 x 200 x 17 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 324

Coleção: Clássicos do Pensamento Político 

680 STD
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora